Imagine como seriam seus dias se você não precisasse lidar com mastite, metrite ou precisasse aplicar soluções intravenosas. Pense em um rebanho que não exige tratamentos de saúde como estes, que pesam no orçamento, e não diminuem a produção de leite por questões relacionadas à preocupação com a saúde.

Conseguiu imaginar tudo isso? Pois saiba que com uma vaca de eventos, essa situação pode se tornar realidade!

Afinal, o que é uma vaca de 4 eventos?

Ao observar as informações de uma vaca em qualquer banco de dados de programa de manejo de rebanho, talvez você encontre uma vaca de 4 eventos. Basicamente, ela é um animal marcado por 4 principais ocorrências listadas ao longo de sua lactação, que são:

1.    Parto
2.    Inseminação
3.    Prenhez
4.    Seca

Estes 4 eventos indicam que ela passou por um parto que gerou um bezerro saudável e sem problemas metabólicos, fruto de uma única inseminação e que secou saudável, sem problemas de lactação.

É claro que neste caso, estão faltando alguns eventos básicos, como casqueamentos, vacinações, mudanças de lotes e etc. Mas o importante é perceber que não há imprevistos e contratempos. Ela não passou pelos problemas de alto custo e demorados que impedem a lucratividade geral do rebanho.

Uma Vaca de 4 Eventos é caracterizada por não desenvolver mastite. Ela não enfrenta claudicações e não passa por abortos durante a prenhez. Também não contrai doenças, infecções e problemas que podem causar grandes dores de cabeça, mesmo para os melhores produtores de leite.

A vaca de 4 eventos foi notada através de estudos realizados pela equipe dos nossos parceiros da Alta de acordo com as características da vaca 5677. A partir destas pesquisas, foi possível avançar nas metodologias de melhoramento genético para produzir mais progênies tão aperfeiçoadas quanto a vaca de 4 eventos.

Para criar mais vaca como a 5677, é necessário focar a seleção genética em características como a Vida Produtiva (PL). A PL prevê quais vacas serão mais resistentes, mais saudáveis e mais fáceis de manejar.

Para realizar a seleção genética do jeito que seu rebanho precisa, é sempre importante contar com profissionais especialistas no assunto. Nossa equipe pode atender todas as necessidades que você possui sobre melhoramento genético com muita eficiência.

Caso você tenha alguma dúvida sobre como selecionar os melhores bovinos reprodutores, não deixe de conferir nossos artigos sobre teste genômico, teste de progênie ou conversar com a gente no WhatsApp.