Qual a sua dúvida?
A resposta pode estar aqui!

Afinal de contas, o que é Manejo Nada nas Mãos?
É uma técnica de manejo que lida com animais sem lhes causar estresse. A técnica foi criada pelo médico veterinário Paulo Loureiro e está em grande difusão pelo Brasil através da médica veterinária Adriane Lermen Zart e do Dr. Ricardo Cesar dos Passos, sócio-proprietário da Cria Férfil.

O método veio para substituir o manejo físico e grosseiro convencional que causa estresse aos animais e prejudica a performance e saúde destes. O Manejo Nada nas Mãos beneficia não só o animal, como também a equipe de manejo, que trabalha de maneira mais agradável, proporcionando uma relação tranquila entre manejador e rebanho. A linguagem corporal é o maior instrumento do Manejo Nada nas Mãos.
Por que eu devo investir na inseminação artificial das minhas matrizes?
Investir em inseminação artificial de matrizes traz muitas vantagens para o rebanho, como por exemplo:
  • A aceleração do melhoramento genético em bovinos que parte da combinação de características específicas dos animais, de acordo com as necessidades da sua fazenda;
  • Economia, principalemnte para pequenos produtores, uma vez que estes podem comprar sêmen de boa qualidade sem precisar investir em um touro reprodutor. 
  • Garantia de maior padronização dos rebanhos, uma vez que todas as vacas utilizarão o sêmen do mesmo doador, o que faz com que todos os bezerros nascidos tenham características semelhantes;
  • Maior quantidade de descendentes de um mesmo doador
  • Maior acompanhamento e controle de dados sobre o rebanho, já que, com as anotações geradas a partir da otimização tecnológica, é possível reunir dados de fecundação, o que garante controle reprodutivo;
  • Reduz o índice de acidentes entre trabalhadores e vacas durante a época de monta
Estas são apenas algumas das vantagens que você tem acesso ao investir em inseminação artificial para bovinos. O procedimento é completamente estruturado para oferecer diversos benefícios ao seu rebanho, desde que seja planejado e executado por uma equipe de especialistas com eficiência comprovada. 
Qual a taxa de desmame ideal?
De acordo com as últimas pesquisas e benchmarking, 30% das fazendas com maiores indicadores alcançam 79,1% de taxa de desmame. Todavia, as fazendas mais rentáveis apresentam uma taxa de desmame de 72,5%.
Qual peso as minhas novilhas precisam alcançar no D-0 para estarem prontas no início da estação de monta?
O ideal é que as novilhas estejam no primeiro dia da estação de monta com 330 KG ou 11@. Com isso, é possível concentrarmos o nascimento de bezerros já no início da estação reprodutiva. Se a sua novilha não está nessa situação, o ideal é contar com a ajuda de especialistas que possam ajudá-lo nesse processo. A Cria Fértil é especialista em reprodução bovina e manejo de pasto. Entre em contato conosco para entender como podemos ajudá-lo.
Você faz o fechamento da estação de monta?
Sim. Fazemos uma avaliação completa e sistematizada para diagnosticar as matrizes positivas e negativas conforme a categoria: novilhas, primíparas, secundíparas e multíparas. Ao final do processo, fornecemos um relatório detalhado para que o cliente possa tomar as decisões necessárias. 
Como está a distribuição de nascimento dentro da sua estação de monta?
Bezerros que nascem mais cedo desmamam mais pesados do que aqueles que nascem mais tarde. Portanto, a Cria Fértil faz um planejamento da sua estação de monta, e concentra os partos logo no início da estação reprodutiva. Os motivos que fazem com que bezerros que nascem mais cedo se tornem mais pesados estão relacionados principalmente à genética, fatores ambientais (clima), fatores sanitários e nutricionais.
Quanto tempo dura a estação de monta?
O ideal é que dure 75 dias, com intervalo de 12 meses entre partos, gerando 1 (um) bezerro por vaca durante o ano.