Telefone (62) 3233-3002
Real COTAÇÕES Cliente ÁREA DO CLIENTE Facebook Youtube Instagram

30/10/2017 Pecuária

A importância do manejo de pastagens

Você sabia que o mau manejo das pastagens pode causar baixa produtividade e até mesmo a desgaste das pastagens já formadas?  

Por isso o processo inicial de formação e, principalmente o manejo são processos muito importantes para garantir a produtividade de sua fazenda.

O manejo das pastagens se dá através de etapas, que vão desde a escolha da espécie, a plantação, o acompanhamento e manutenção do mesmo. Além disso, o produtor deve estar atento ao clima na região, qualidade e umidade do solo.

É recomendável que se faça o plantio em meados do mês de janeiro, que é melhor período para realizar esse processo e obter uma boa estabilização do pasto.

Aberturas de áreas novas, áreas de integração lavoura-pecuária, substituição de espécies e recuperação de áreas degradadas, levam aos cuidados o manejo do pasto.

A escolha do capim

É preciso estar atento a essa etapa, a escolha da forragem vai depender, do tipo de gado, do valor disponível para investimento e a mão de obra que estará disponível para cuidar da pastagem. Bovinos tem preferência por pasto com muitas folhas e menos caule, como a paiaguás, piatã e marandu. Os capins mombaça, massai, zuri e tanzânia, também são recomendados.

Bovinos preferem folhagens mais fácil, por isso esteja atento a quantidade de folhas, bem como a textura dos caules.

Solo e o plantio

O solo que será preparado para ser utilizado como pasto deve estar protegido contra possíveis erosões,e toda a vegetação presente deve ser retirada. nessa etapa a análise do solo deve ser feita, bem como os ajustes necessários para o início do plantio e o controle de pragas e insetos. Calcário e fósforo devem ser distribuídos, assim como potássio e nitrogênio após o arar e gradear o solo, é preciso também fazer uma gradagem nivelador e estar atento e tomar cuidados com a umidade do solo.

As sementes devem ser colocadas de três a cinco centímetros de profundidade.

Após entre 40 a 75 dias, pode ser realizado primeiro pastejo, deve-se escolher animais com menos peso, para evitar danos nas plantas e compactação do solo, até que a pastagem se estabeleça.

Se você quiser saber mais informações sobre consultoria e acompanhamento em genética e fertilização bovina, para a produção de qualidade e excelência, entre em contato com nossa equipe. Clique aqui e solicite atendimento.

 

 

 

VOLTAR