Telefone (62) 3233-3002
Real COTAÇÕES Cliente ÁREA DO CLIENTE Facebook Youtube Instagram

20/11/2017 Pecuária

“Nada nas mãos” técnicas de manejo com menos estresse para o animal

Conhecida no Brasil como técnica “Nada nas Mãos”, o processo visa diminuir o estresse dos animais. Em outros países é conhecida como stockmanship ou low-stress livestock handlingl, traduzido como “manuseio de pecuária de baixo estresse”.

Trata-se do contato direto do manejador com o gado, utilizando o olhar e movimentos corporais que contribuem para a redução do estresse dos bovinos. A técnica vem ganhando adeptos em nosso país, e está diretamente ligada a compreensão do comportamento animal, já comprovada por pesquisadores e estudiosos da área.

A técnica foi desenvolvida pelos norte-americanos Bud Willians e Tom Noffsinger. Já é utilizada no Brasil e a Cria Fértil, em parceria com a veterinária Adriane Zart, está implementando a técnica na fazenda de seus clientes.

Segundo a veterinária, trata-se de um conceito de manejo de gado baseado nos instintos naturais do bovino, onde se cria uma relação de confiança com os animais e utiliza da linguagem corporal para se comunicar com ele, dispensando qualquer tipo de outra ferramenta a não ser o próprio corpo no manejador.

“O objetivo da técnica é conseguir, através  de interações positivas entre homem e animal, mover os animais com eficiência, tanto no pasto quanto no curral, e também ajudá-lo a se sentirem confortáveis no ambiente onde vivem, para termos uma melhora nos nossos resultados sejam produtivos e reprodutivos”, afirma a veterinária.

Ainda segundo a especialista os benefícios da técnica “nada nas mãos” são inúmeros, como a melhoria na performance, melhor resultado de prenhez, menor incidência de doenças, melhor resposta vacinal, entre outros fatores. “É uma manejo de gado com uma visão mais holística, e utilizar o manejo de gado como uma ferramenta, para melhoria de resultados e reduzir custos de medicamentos, menos tratamentos e menor índice de mortalidade”, diz Adriane.

No início do mês de outubro, a veterinária, especialista na técnica “nada nas mãos”, Adriane Zart, esteve presente no “Foro Internacional de Negocios Bovino Carne 2017”, realizado no México. No evento a veterinária realizou uma palestra voltada para confinadores de gados. Além de realizar visitas em alguns confinamentos, conhecendo a realidade do mercado de carne mexicano e ensinando a técnica para os produtores.

 

Nada nas mãos e IATF

A parceria entre a Adriane Zart e a Cria Fértil tem como foco o programa de Inseminação Artificial por Tempo Fixo - IATF. “Dentro das operações da Cria Fértil, a gente entende que o manejo do gado é muito intensivo, devido o programa de IATF. O objetivo é conseguir melhores resultados de  prenhez, e com outra série de ferramentas, contribuir para a preparação das matrizes, para que elas cheguem ao programa de IATF, com baixos índices de cortisol circulante no sangue, favorecendo os resultados de prenhez”, ressalta a veterinária.

O manejo nada nas mãos ainda auxilia nos processos de cura do umbigo do bezerro e a desmama, evitando que o bezerro perca peso no processo de separação da vaca. “Observamos resultados efetivos e positivos nas fazendas clientes da Cria Fértil, onde atuamos com a parceria”, afirma Adriana

Nesse sentido, compreender o comportamento do animal é de suma importância e alguns conceitos devem ser compreendidos. O gado:

  • Quer ser guiado;

  • Gosta de passar ao redor do manejador;

  • Volta de onde veio;

  • Processa uma coisa de cada vez;

  • Precisa de confiança no manejador;

  • Durante o manejo constrói-se confiança;

O baixo investimento na técnica também chama a atenção, a mão de obra qualificada é o principal aspecto do método.

Esse tipo de manejo é significativamente positivo para a produtividade e lucratividade da fazenda. Além disso, a técnica de manejo “Nada nas Mãos”, visa a exploração sustentável do gado, com qualquer objetivo de produção, aumentando o desempenho dos animais, contribui para o ganho de peso, melhoria na concepção, aumenta produção do leite, entre muitos outros benefícios.

“A técnica nada nas mãos contribui para a saúde, bem-estar e performance do rebanho, e melhora significativamente a vida dos profissionais que lidam com o gado” finaliza a especialista.

A Cria Fértil possui mais de 20 anos atuando no mercado, oferecendo consultoria e acompanhamento em genética e fertilização bovina, utilizando também a técnica nada nas mãos para a produção gado de qualidade e excelência,  entre em contato com nossa equipe. Clique aqui e solicite atendimento.



VOLTAR