Um termo muito comum para pecuaristas, mas que pode gerar dúvidas em quem iniciou no ramo agora é o significado e importância do Teste de Progênie. Para te ajudar a compreender melhor, explicaremos um pouco sobre este assunto nas próximas linhas.

Entendendo o Teste de Progênie

A palavra progênie se refere a uma família, um conjunto de descendentes, uma prole. Quando falamos da progênie de um touro, estamos falando de seus filhos. Ao investir na fertilização de um touro reprodutor, um pecuarista espera que ele possua as características positivas que aquele bovino apresenta, então é aí que entra a importância do teste.

O Teste de Progênie é um método de avaliação do touro pelo desempenho produtivo de seus filhos em vários rebanhos, produzidos por acasalamentos aleatórios, com codificação no sêmen, tanto em rebanhos puros quanto mestiços.

Esta metodologia apresenta uma precisão para se avaliar o real potencial genético de um touro. Através dele é possível investir em melhoramento genético do rebanho e dar aos indivíduos uma taxa reprodutiva mais elevada.

Para exemplificar, vamos supor que você possui um rebanho leiteiro e quer melhorar sua produção de leite melhorando geneticamente seus bovinos desde o nascimento. Como touros não produzem leite, a única forma de estimar qual a capacidade genética de um deles para a produção é registrando o desempenho de suas filhas.

Sendo assim, você precisa medir a produção de leite das descendentes de seus touros e perceber quais filhas, em média, oferecem uma capacidade mais elevada para entender qual bovino possui uma capacidade genética que contribui mais para o nascimento de uma boa vaca leiteira. É necessário ter as informações de algumas dezenas de parentes dos reprodutores para garantir a precisão do teste.

Com as informações, é possível aliar dois bovinos com capacidades genéticas complementares e alcançar uma progênie otimizada para melhorar sua produção. É importante para o negócio de qualquer pecuarista possuir um rebanho eficiente desde seu nascimento, podendo assim prever sua capacidade de trabalho e explorar todo o potencial de seus animais.

Mas para alcançar um resultado realmente bom, é importante contar com uma equipe qualificada e especializada em melhoramento genético. Contar com uma assessoria e consultoria durante o processo de produção de bezerros potencializa muito a produtividade e lucratividade dos rebanhos.

Nós possuímos uma equipe preparada para oferecer a assistência necessária ao seu rebanho e temos como missão “Incrementar a produção de proteína animal por meio de animais geneticamente superiores.”

Caso tenha restado qualquer dúvida, não hesite em nos chamar no WhatsApp. Estamos ansiosos para atendê-lo!