Os estudos sobre melhoramento genético continuam a avançar com o passar dos anos, e com isso um método tem ganhado cada vez mais relevância: o teste genômico. Através dele, é possível identificar com precisão quais os bovinos superiores e inferiores do rebanho e, a partir disso, gerar progênies padronizadas conforme as necessidades do pecuarista.

 

 

 

Confira também: Descubra o que é Teste de Progênie

Como funciona o Teste Genômico?

O teste genômico é realizado através da leitura de dna de uma amostra de pelo do animal. Por esta leitura, que faz um mapeamento dos SNPs (Single Nucleotide Polymorphism) do corpo do bovino e indica variações, é possível predizer como será o seu desempenho ou desenvolver uma prova genética.

SNPs são alterações em uma única base na molécula de DNA de um indivíduo em comparação com um genoma de referência e estão distribuídos por todo o genoma. Pelas variações, é possível estimar a taxa de aumento de gordura no leite das filhas da vaca ou touro testado, por exemplo.

Existem diversos tipos de marcadores, mas os de SNPs se destacam na aplicação genômica. São chamados de chips de SNPs e, com a tecnologia atual, podem ser acompanhados simultaneamente de forma automática. Eles podem ser divididos em dois tipos: estudos de associação genômica ampla (Genome Wide Association Studies – GWAS) e seleção genômica (Genomic Selection – GS).

Nas GWAS, estuda-se grandes populações que se relacionam entre si por meio de um ancestral comum durante um determinado período, para encontrar os animais que podem oferecer genes de interesse genético às progênies.

Já a GS pode ser utilizada para estudar a própria progênie melhorada para alcançar uma DEP (Diferença Esperada na Progênie) mais precisa. A DEP é utilizada para medir a capacidade de um reprodutor em transmitir suas características aos descendentes e afetar seu desempenho.

Por que fazer o Teste Genômico?

O teste visa melhorar geneticamente o rebanho, ou seja, seu objetivo principal é compensar deficiências que o produtor pode perceber em seus bovinos. O teste permite uma inserção de novas características de interesse econômico nos programas de avaliação dos animais.

Um melhoramento genético permite maior rentabilidade ao produtor, além de diversas outras vantagens para a criação do rebanho. Contar com assistência especializada garante que seu rebanho tenha sucesso desde o nascimento.

Caso você queira entender melhor as vantagens do melhoramento genético ou tenha qualquer dúvida sobre o Teste Genômico, não hesite em entrar em contato com nossa equipe pelo WhatsApp. Estamos ansiosos para conversar com você!