Melhorar a eficiência reprodutiva da fazenda deverá ser regra de ouro para você neste ano! Pensando nisso, neste texto você descobrirá uma forma de otimizar seus resultados com uma simples avaliação de útero nas novilhas.
ETR
ETR, escore do trato reprodutivo, nada mais é que uma avaliação do trato reprodutor da fêmea – tônus e diâmetro do útero e do ovário.
Podemos utilizar uma escala de 1 a 5 para dar nota ao animal. ETR 1 será um animal que apresenta útero não desenvolvido (útero infantil) e 5, um animal que já possui útero desenvolvido (útero de animais adultos).
Na tabela abaixo você verá com detalhes as classificações e o que o veterinário encontrará na palpação do trato reprodutivo da novilha.
Fonte: Arquivo Cria Fértil.
Ganhos com ETR
Na reprodução quando colocamos uma novilha precoce na estação de monta e fazemos a inseminação artificial em tempo fixo (IATF) conseguimos diminuir uma categoria na fazenda.
Sendo assim, os animais precisam estar em um bom escore de condição corporal (ECC), esses animais passam por uma avaliação do escore do trato reprodutor (ETR). Após o médico veterinário fazer a avaliação vamos saber quais animais estarão aptos a entrar no protocolo de IATF.
Não podemos esquecer do belo e famoso planejamento nutricional e plano genético para garantir eficiência reprodutiva.
Como essa avaliação pode me ajudar?
É de conhecimento geral que para fazer uma compra de reposição, na maioria das vezes os animais são selecionados semente pelo seu fenótipo, ou seja, são selecionados apenas pelo que é possível de ver. Pensando em identificar as novilhas com maior potencial reprodutivo, fazer a avaliação de ETR é fundamental.
Convém lembrar que o ETR pode ser utilizada para descartar os animais não s encaixam no padrão esperado. O ETR pode ser utilizado também para definir ou reajustar o plano nutricional antes da estação de monta.
Ficou interessado em ter uma avaliação da sua fazenda?
Fale agora mesmo com um dos consultores da Cria Fértil e torne sua fazenda mais produtiva!
Autor(a): Gustavo Borges