Identificar novilhas que atingem a maturidade sexual precocemente e que apresentam potencial para transmissão dessa característica para sua progênie traz grande impacto econômico para o sistema produtivo. A antecipação da puberdade e o aumento da fertilidade de um rebanho refletem, diretamente, na lucratividade.

 

Portanto, vale o trabalho de antecipar as novilhas na reprodução. Assim, antecipamos a fase reprodutiva na vida delas, permitindo trabalhos de melhoramento genético e ganhos produtivos.

 

O que deve ser avaliado em uma novilha no momento da indução?

 

As novilhas devem ser avaliadas quanto ao escore de condição corporal (ECC) – já falamos desse assunto aqui, lembra? – genética, raça, nutrição, avaliação ginecológica e quanto ao protocolo reprodutivo mais adequado.

Um médico veterinário pode te auxiliar nessas avaliações e validar quais animais poderão entrar precocemente na estação reprodutiva.

Adiantar as novilhas na reprodução e induzi-las, antes de iniciar o protocolo reprodutivo, pode ser vantajoso para propriedades que almejam melhoramento genético e expansão do potencial produtivo.

 

Qual a vantagem de induzir novilhas?

 

Pensando primeiramente em aumento da rentabilidade da fazenda, a indução de novilhas permitirá torná-las púberes mais cedo. Consequentemente, estamos falando de animais que irão parir com idade aproximada de 23 a 24 meses, gerando mais produtos para a propriedade.

 

Como a Cria Fértil pode te ajudar?

 

Já dissemos que um médico veterinário pode auxiliar você nas avaliações, bem como validar quais animais podem entrar precocemente na estação reprodutiva. Não apenas isso, a contribuição de profissionais especializados assegura que você tenha acesso a metodologias e ferramentas adequadas para sua fazenda.

A Cria Fértil dispõe de uma equipe multidisciplinar, que atua há muito tempo em diversas fazendas do país. Estamos preparados para ajudar você!

Fale conosco agora mesmo!

Autor(a): Gilson Neto