Quando um touro é destinado a reprodução, temos que avaliá-lo com bastante critério, uma vez que ele irá transferir 50% do seu genótipo para suas progênies.
Para a escolha de um bom touro deve-se avaliar sua genealogia, conformação, seu desempenho, suas progênies e seu potencial reprodutivo.
Quando selecionamos um touro, devemos ter confiança de que ele irá fertilizar as fêmeas do plantel. E para termos essa segurança sobre a sua fertilidade, devemos fazer o exame andrológico.
Quando falamos em fertilidade, devemos ficar atentos, pois essa avaliação é sem dúvida de grande importância na vida de um touro destinado para reprodução, na estação de monta. A fertilidade do touro definirá se ele permanecerá ou não na fazenda.
Independente do sistema de produção da sua fazenda (leite e/ou carne), a fertilidade de um touro tem impacto direto com a rentabilidade da sua propriedade.
Por que devemos fazer Exame Andrológico?
A realização do exame andrológico é de suma importância para provar o potencial reprodutivo dos touros. Neste exame avalia-se a saúde geral do touro, saúde hereditária e saúde reprodutiva.
Como mencionado acima o exame andrológico deve ser feito para minimizar os erros durante a estação de monta e obter melhores índices.
O que é analisado no exame andrológico?
Devemos analisar o estado geral do touro, sistema reprodutor, avaliar a qualidade do sêmen e fazer uma avaliação da libido do touro.
Na avaliação do sêmen, será analisado:
- Volume;
- Coloração;
- Presença ou ausência de odor;
- Viscosidade;
- Concentração;
- Motilidade;
- Vigor;
- Turbilhonamento;
- Presença de patologias.
Existem alguns fatores que pode influenciar o resultado do exame andrológico. Abaixo, citamos alguns exemplos:
- Idade;
- Escore de Condição corporal (ECC);
- Estresse térmico;
- Método usado na coleta das amostras de sêmen;
- Doenças prévias do touro.
Após concluir as avaliações acima, você poderá classificar o touro como: apto, questionável ou inapto.
Fique atento!
Um touro considerado questionável deverá ter seu exame andrológico refeito em um prazo mínimo de 60 dias após o primeiro exame.
Mas por que refazer o exame?
Porque provavelmente houveram fatores externos que afetaram a avaliação. Ele ainda pode ser um bom touro em termos de fertilidade.
No entanto, caso a análise deste touro ainda gerar um resultado questionável ou inapto, o animal deverá ser considerado inapto e não deverá ser utilizado na estação de monta.
Nas imagens a seguir mostraremos como é feito um exame andrológico.
Fonte: Arquivo Pessoal Cria Fértil
Fonte: Arquivo Pessoal Cria Fértil
Na imagem 01 e 02 podemos observar os espermatozoides com o uso de microscópio.
Quando devemos fazer o Exame Andrológico?
É recomendado fazer o exame antes que o touro seja inserido em uma estação de monta. Os touros devem ser expostos ao exame andrológico uma vez por ano, assim não teremos dúvida sobre a sua fertilidade.
Quem pode fazer o Exame Andrológico?
O exame deve ser feito por um Médico Veterinário devidamente capacitado.
Lembrando que é um exame que envolve riscos de acidentes! Desse modo o exame andrológico deve ser realizado em um lugar adequado e seguro, tanto para o médico veterinário e para o touro.
Sabemos que um touro de boa fertilidade na propriedade é muito importante para otimizar os resultados, mas para termos essa segurança sobre o touro é preciso que ele seja exposto ao exame andrológico e seja considerado como apto.
Quer saber mais sobre Exame Andrológico?
Como visto, sabemos que é de grande importância provar a fertilidade dos reprodutores para atingir melhores resultados no sistema de produção.
Fale agora mesmo com um de nossos técnicos e garanta que seu touro está apto para sua próxima estação de monta!
Autor(a): Gustavo Borges