A raça nelore, por se tratar da raça mais importante para a pecuária brasileira, vem passando por intensa evolução com as biotecnologias reprodutivas e melhoramento genético.

 

Na fase de cria, a evolução foi tamanha que se começou a expor as novilhas à reprodução mais cedo, com primeira prenhez aos 14 meses de idade. Essas são as chamadas “novilhas precoces”.

Com novilhas precoces no rebanho, você terá a possibilidade de produzir um bezerro a mais que no sistema convencional. Poderá aumentar a longevidade reprodutiva dos animais e o melhor: reduzir o custo de produção.

Surpreendente, não é mesmo?

Neste texto, contaremos para você detalhes de como obter novilhas precoces e aumentar os ganhos da sua fazenda.

Confira!

 

O que posso fazer para obter novilhas precoces no meu rebanho?

O desenvolvimento de uma novilha para torná-la precoce, ou precocinha, como dizem por aí, inicia-se no nascimento e vai até o período da desmama. É na desmama que trabalharemos com suplementação estratégica dessas bezerras, futuras novilhas, para que alcancem peso e maturidade sexual, para entrarem na reprodução com os 14 meses.

Um procedimento simples para obtenção de novilhas precoces, seria:

  • Desmamar as bezerras com 7 meses de idade;
  • Criá-las num sistema intensivo, em que ela ficará confinada, recebendo suplementação proteica e energética até seus 14 meses.

O que você não poderá esquecer, é que quando ela parir, tornando-se uma primípara, as exigências nutricionais ainda precisarão ser atendidas. Trata-se de um animal ainda em desenvolvimento, com bezerro ao pé e em preparo para a próxima estação de monta.

 

Por que trabalhar com a novilha mais cedo na reprodução?

O primeiro ponto a se pensar é na rentabilidade.

Como já foi dito, com novilhas precoces no rebanho, você terá a possibilidade de produzir um bezerro a mais que no sistema convencional. Aumentara a longevidade reprodutiva dos animais e o melhor, reduzir o custo de produção.

Fica claro então o impacto da produção de novilhas precoces na redução do intervalo entre gerações, ganhando 12 meses em relação a média das outras novilhas. Consequentemente, é a oportunidade de produzir um bezerro com grande valor genético agregado, que desmamará mais pesado e será mais eficiente em sua vida produtiva – recria e engorda.

 

Tenho certeza de que você começará a pensar no assunto com outros olhos, não é mesmo?

O time Cria Fértil tem trabalhado na produção de novilhas precoces, proporcionando ganhos surpreendentes às fazendas assistidas.

Fale conosco! Estamos prontos para te ajudar.

Autor(a): Guilherme Lima