Para obter bons resultados nos protocolos de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) é preciso minimizar os riscos de doenças reprodutivas. Com boas práticas sanitárias é possível eliminar a vaginite do seu rebanho. 

A IATF é uma tecnologia de reprodução que nos permite sincronizar o cio dos animais em dia e horários pré-definidos. O que consequentemente, aumenta o desempenho reprodutivo na propriedade resultando em lucros para o produtor.

Para que isso seja possível, é necessário a administração de uma sequência de hormônios que irão simular a atividade fisiológica levando o animal ao estro e à ovulação.

 

No intuito de simular a secreção da progesterona, a maioria dos protocolos disponíveis no mercado inclui a utilização de um implante intravaginal por pelo menos 7 dias. No entanto, esse implante quando não manejado corretamente pode levar o animal a um quadro de vaginite.

A vaginite é uma inflamação infecciosa ou não infecciosa da mucosa vaginal, caracterizada por corrimento vaginal purulento, irritação e vermelhidão.

Por ser uma inflamação, principalmente quando contaminada, esse quadro pode afetar os índices reprodutivos da sua propriedade, diminuindo a taxa de concepção e levando a perdas  econômicas.

Higienização de implante: (A) Utilização de luva de proteção individual; (B) Diluição de CB-30 em água; (C) Desinfecção do aplicador de implante; (D) Desinfecção do implante; (E) Secagem do implante

A boa notícia é que esse problema pode ser evitado! Para facilitar seu dia-a-dia, nós, da Cria Fértil, montamos um protocolo exclusivo para vocês. Confira:

  • Toda a manipulação deve ser realizada com luvas de proteção individual;
  • Prepare uma solução de 10 ml de CB-30 diluído em 20l de água;
  • Lave todos os aplicadores antes da manipulação com as fêmeas;
  • Antes de fazer a aplicação do implante, higienize a vulva das fêmeas com água e detergente neutro;
  • Seque bem a vulva dos animais com papel toalha descartável;
  • Abra a vulva e introduza o aplicador sem contato com a parte externa;
  • Lave bem o aplicador na solução com CB-30 antes de utilizá-lo em outra vaca;
  • Após o uso do implante, faça a retirada puxando pelo cabo;
  • Implantes de mais de um uso devem ser lavados em solução CB-30;
  • Deixe o implante secar bem em local protegido da luz solar;
  • Por fim, armazene o implante em local seco e com proteção contra a claridade.

Com essas recomendações, certamente você irá reduzir de forma efetiva o índice de vaginite, protegendo seus animais contra infecções indesejáveis e aumentando seus índices reprodutivos.

E aí? Você já pratica ou praticou esses procedimentos na sua propriedade?

Se ainda ficou com dúvidas, não se preocupe!

A Cria Fértil realiza a capacitação da sua equipe. Entre em contato agora mesmo!

Autora: Érica Aniceto