Os resultados de uma fazenda de cria dependem muito do escore de condição corporal (ECC) em que os animais estão. O que acontece é que nem sempre as fazendas dão a devida importância para esse ponto, que é de grande relevância para a estação de monta.

 

Sendo assim, a taxa de concepção dos animais na inseminação artificial em tempo fixo (IATF) fica sempre abaixo da média. O que devemos fazer é trabalhar a nutrição, que é um dos pontos chaves para que a reprodução seja bem conduzida na fazenda.

Então, devemos ter um planejamento nutricional para os animais que estão destinados à cria. Só não podemos esquecer que o planejamento deverá permitir obtenção de um bom ECC, maior percentual de vacas ciclando e, consequentemente, maior rentabilidade ao sistema.

 

Como faço para montar um plano nutricional?

 

O plano nutricional pode ser bem dinâmico. Não existe receita de bolo.

Você pode trabalhar com pastagens adubadas, suplementação com proteinado de baixo consumo, suplementação com sal ureado, utilização de sequestro e ainda, com suplementação energética.

 

Um ponto de relevância para pensar no plano nutricional da fazenda é levar em consideração a capacidade de UA/ha e a categoria dos animais.

Lembre-se que cada categoria tem uma demanda de exigência diferente.

Veja só:

  • As novilhas, já que serão as futuras matrizes da fazenda, são as mais exigentes. Para entrarem na reprodução, precisam estar com 60% do peso adulto ainda no início da estação de monta. Parece difícil alcançar esse índice, não é mesmo? Mas fique tranquilo! Suplementá-las no pré-parto, pode ser a saída para alcançar esse número!
  • Não só as novilhas são exigentes, mas as primíparas também. São animais em fase de crescimento, que ainda precisam produzir leite para o bezerro e se preparar e para emprenhar novamente na próxima estação de monta.
  • As secundíparas são animais menos exigentes. Mas, não quer dizer que não precisam de atenção. Devemos trabalhar para que não percam ECC e para que entrem bem na estação de monta.
  • Por fim, temos as multíparas, categoria de animais menos exigentes, que sofrem menos impacto com as variações de ECC.

 

Você deve ter percebido que cada categoria tem uma demanda diferente. Uma poderá exigir mais, nutricionalmente falando, que a outra. Portanto, quando uma fazenda não se preocupa em elaborar e implantar um plano nutricional adequado, os riscos de impactos negativos aumentam mais ainda!

 

Mas que riscos seriam esses?

 

Maior chance de entrar em Balanço Energético Negativo (BEN), aumentando o intervalo entre partos, prejudicando a vida reprodutiva dos animais.

 

Afinal, o que é o Balanço Energético Negativo?

 

É quando temos animais com alta demanda de energia e proteína e temos baixa ingestão de matéria seca, geralmente no pós-parto. Uma categoria que está mais propícia a passar por esse episódio é a primípara.

 

Como o ECC influencia na prenhez?

 

Como mencionado anteriormente, para termos mais vacas ciclando e posteriormente atingir uma maior porcentagem na taxa de prenhez temos que manter os animais em bom escore corporal.

No gráfico a seguir, podemos ver a relação do ECC com a prenhez. Conforme o ECC vai subindo gradativamente também sobe o número de animais prenhe.

Fonte: Arquivo Cria Fértil

 

O gráfico nos diz muito sobre a correlação do ECC com a prenhez, não é mesmo? Fizemos um texto que conta o quanto o ECC pode impactar na taxa de concepção! Não deixe de lê-lo para se informar mais! 

 

Como avaliar a condição de ECC dos animais?

O ECC está diretamente ligado com a qualidade e disponibilidade das pastagens e suplementação que será ofertada para o animal.

Podemos utilizar uma escala que vai de 1 a 5, em que 1 será um animal que está excessivamente magro e 5 a um animal que está excessivamente gordo. Temos outras escalas para avaliar, porém o mais importante é manter o animal em uma condição corporal adequada.

Fonte: Arquivo Pessoal

 

As imagens acima mostram claramente o gradiente de ECC, em que o ECC 01 caracteriza uma vaca excessivamente magra e um ECC 05, em que é demonstrado um animal mais gordo.

 

Ficou interessado em ter uma avaliação da sua fazenda, ou quer criar um plano nutricional para alcançar mais qualidade de ECC?

Como visto, sabemos que um plano nutricional para cada categoria é de suma importância para que não percam escore e atinja os objetivos da sua fazenda.

Fale agora mesmo com um dos consultores da Cria Fértil e torne sua fazenda mais produtiva!

Autor(a): Gustavo Borges