“Bezerro do cedo” é a denominação utilizada para se referir aos bezerros que nascem no início da estação de parição, sendo estes os melhores bezerros quando comparado com aqueles que nascem “tarde”, no final da estação.

 

Para se ter uma pecuária de corte lucrativa, é de extrema importância que as matrizes produzam um bezerro por ano, que seja de boa qualidade e pesado.

Dentre os principais benefícios da concentração dos nascimentos no início da estação de parição, podemos citar o melhor desempenho dos animais, facilidade de manejo na propriedade, homogeneidade do lote e melhor negociação nas vendas.

Ou seja, obter um bezerro do cedo no início da estação de parição aumenta consideravelmente a produtividade da sua fazenda, com impactos relevantes na sua lucratividade.

Quer descobrir mais sobre o bezerro do cedo? Continue a leitura e confira!

 

Como obter esses animais?

O trabalho inicia durante a estação de monta, dessa forma, as vacas que ficarem prenhas na primeira IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) serão as mesmas que irão parir o bezerro do cedo.

As vacas que emprenham no início da estação de monta terão maior disponibilidade de forragem durante a transição do período chuvoso para a seca, reduzindo impactos negativos em Escore de Condição Corporal (ECC).

Deste modo, com uma melhor nutrição, esse animal irá perder menos ECC, terá uma melhor produção de leite e como consequência, um bezerro mais saudável e com melhor desempenho.

O nascimento dos bezerros na transição Seca/Águas também traz benefícios sanitários, pois a incidência de moscas e problemas de umbigo são menores, resultando em melhor peso de desmama, lotes homogêneos e maior produtividade.

Devido a maior disponibilidade de forragem e menores perdas de ECC, a vaca terá maiores chances de emprenhar novamente na primeira IATF, produzindo bons bezerros e tornando a propriedade mais lucrativa.

Logo, para obter os bezerros do cedo é preciso planejar a estação de monta, possuir machos e fêmeas com alto padrão genético, fornecer um excelente manejo sanitário, nutricional e reprodutivo para os animais do rebanho.

Quando planejar a estação de parição?

Na imagem abaixo, você poderá verificar o melhor período do ano para se obter bezerros do cedo, conforme o planejamento da estação de monta e oferta de pasto.

Ainda na imagem, veja que bezerros nascidos no período de melhor oferta de forragem, ou seja, na transição seca/águas, serão os bezerros mais pesados.

Serão estes bezerros mais pesados que possibilitarão maior lucratividade para a fazenda!

Não sei como começar, o que fazer?

Já vimos que a produção do bezerro do cedo equilibra e otimiza tanto o desempenho da vaca, quanto o desenvolvimento e o crescimento da cria, sendo estes os maiores objetivos das fazendas.

Porém, muitas vezes não sabemos como começar, sendo importante contar com a ajuda de especialistas que entendem do assunto.

Quando se trata de aumento de produtividade da fazenda, temos que ter muita atenção às informações e trabalhar com profissionais capacitados no assunto.

É importante que os especialistas tenham experiência e grandes cases de sucesso.

Neste sentido, a Cria Fértil ao longo dos últimos 20 anos tem entregado resultados excelentes no que se refere ao planejamento estratégico na fazenda para organização da estação e monta e de parição, utilizando técnicas de IATF atualizadas e conhecimento técnico e prático aplicado.

Quer receber a análise de um especialista da Cria Fértil agora? Clique aqui e fale com nossos experts!

 

Autores(as): Érica Aniceto e Isabel Franco