Botijão de Sêmen

 

Você sabia que se falhar nos cuidados básicos no seu botijão você pode colocar em risco toda sua estação de monta?! O botijão deve ser manipulado com o máximo cuidado para evitar danos que possam resultar em prejuízos. Vamos conhecer esses cuidados?

 

Estrutura do Botijão de Sêmen

Para que possamos de fato conhecer os cuidados com o botijão de sêmen, precisamos conhecer suas estruturas e como é formado.

O botijão de sêmen é um vasilhame térmico designado ao armazenamento e conservação do sêmen. Ele se parece com uma garrafa térmica, ou seja, em sua parede há um vácuo, folhas de alumínio e lã de vidro, que estabelecem o isolamento térmico necessário.

No interior do botijão, o sêmen é condicionado em nitrogênio líquido, com finalidade de conservar as doses congeladas a uma temperatura de -196ºC. O tempo de armazenamento é indeterminado, desde que seja abastecido rotineiramente para que o mantenha acima do nível mínimo imposto.

As doses de sêmen são acondicionadas em racks, e essas racks são situadas em canecas e armazenadas dentro do botijão.

O nitrogênio líquido evapora muito fácil, por isso, é bom estar atento para evitar a perda de sêmen, por falta de nitrogênio. Há um medidor próprio, para que isso não aconteça.

 

Lista de Cuidados com Botijão de Sêmen

Para garantir a qualidade do conteúdo acondicionado e a integridade física do botijão, alguns cuidados são necessários:

  • Deve ser armazenado e manipulado com o máximo de cuidado, evitando possíveis danos;
  • O local de armazenamento deve ser um ambiente ao abrigo de raios solares, ventilado e seco;
  • O botijão deve ser fechado apenas com sua própria tampa;
  • Durante seu transporte, deve ser sempre manuseado por duas pessoas, cada uma segurando em uma alça lateral;
  • O abastecimento do botijão deve ser feito com nitrogênio, rotineiramente, para que o mantenha acima do nível mínimo imposto;
  • A medição deve ser feita regularmente, e o nível de nitrogênio nunca deve estar abaixo de 15 cm;
  • Manter o controle adequado do uso e aquisição de sêmen, com identificação dos touros e localização, dentro do botijão, evitando que os canecos e as racks sejam levantadas várias vezes, no momento da inseminação.

Com essas recomendações, certamente você irá obter ótima durabilidade do seu botijão, a conservação das doses de sêmen e terá um ótimo índice no período de inseminações.

E aí? Você pratica esses cuidados com seu botijão?

Se ainda ficou com dúvidas, não se preocupe!

A Cria Fértil pode te ajudar. Entre em contato agora mesmo!

Autor(a): Kézia Pacheco