Sabemos que existe um mito a respeito do uso de vacinas reprodutivas em vacas. Enquanto alguns acreditam que vacinação é a melhor opção para aumentar os índices reprodutivos, outros não pensam da mesma maneira. Neste texto, vamos explicar os pontos positivos da utilização das vacinas reprodutivas.

 

As doenças reprodutivas (Brucelose, Rinotraqueíte Infecciosa Bovina, Diarreia Viral Bovina, Campilobacteriose e Leptospirose) acarretam sinais negativos na produção animal como a infertilidade, perdas gestacionais, maior número de serviços por concepção e por isso a adoção do calendário sanitário é fundamental para o sucesso. Imunizar todo o rebanho, com certeza, é um manejo com excelente custo-benefício.

Para elaborar um plano preventivo é preciso criar um protocolo vacinal que atenda os desafios da sua propriedade, lembrando que existem vacinas obrigatórias regulamentadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), sendo elas Febre Aftosa e Brucelose.

A vacinação do rebanho deve ser planejada conforme a data da Estação de Monta, para que os benefícios seja adotados antes do ciclo reprodutivo da propriedade.

No esquema abaixo trouxemos um ótimo exemplo de calendário vacinal que pode ser utilizado em todas as propriedades!

Caderneta de Vacinação para marcação de vacinas reprodutivas

Figura 1: Caderneta de Vacinação
Fonte: Cria Fértil

 

Aplicação de vacinas reprodutivas

Figura 2: Aplicação das vacinas reprodutivas
Fonte: Cria Fértil

 

Quais são os benefícios da vacinação?

  • Proteger os animais de doenças infecciosas que pode evoluir para óbito, perdas gestacionais e repetição de cio;
  • Evitar sequelas de longo prazo, que resulta no desempenho do animal ou, até mesmo, interromper a vida produtiva e/ou reprodutiva do animal, ou do rebanho completo;
  • Prevenir surtos de doenças infecciosas;
  • Controlar ou até mesmo erradicar doenças infecciosas.

O principal objetivo da vacinação é beneficiar a saúde pública, algumas doenças são consideradas zoonoses e a vacinação também é realizada pensando na sua prevenção, obtendo maiores índices produtivos e reprodutivos dos animais.

Não sabe por onde começar?

É importante contar com a ajuda de especialistas que entenda do assunto.

A Cria Fértil te ajuda! Clique aqui e fale com nossa equipe de Médicos Veterinários!

Autor(a): Isabel Franco